domingo, 7 de junho de 2009

Amar É Impor Limites

A arte de educar, para nós, como pai e mãe, esbarra-se em um dos pontos discutidos hoje, como relevante e fundamental para a construção do caráter e da personalidade da criança: o limite.
Dar amor, carinho, assim como as demais prioridades básicas, e dizer NÃO - apesar de muito difícil - faz-se necessário para a criança crescer saudável e naturalmente, saindo da condição de "centro das atenções", e apartir daí, construir uma base como parte integrante da sociedade, e não como o Ser principal do meio ao qual está inserida.

Ao optar em dizer NÃO a criança, não desfaça em um SIM em seguida, nem tampouco não arrume um atalho para ela chegar a ter o que deseja. SIM é SIM, NÃO é NÃO. Mas antes tenha a certeza que você não dirá um NÃO apenas porque está usando uma negativa como subterfúgio para não atende-la por qualquer outro motivo que não seja um motivo razoável. Quando assim o disser, explique, olhe no olho, seja firme. E principalmente, mostre que isso nada tem a ver com o amor que você sente por ela.

Sempre participo das palestras de médicos e psicólogos que a escola dos meus filhos oferece. Durante o ano todo são diversas. Sinto os pais completamente perdidos, especialmente porque os dois trabalham fora, ou porque apenas um participa mais. Na maioria, percebo que educam individualmente. Isso é perigoso, porque um diz sim, o outro diz não, sobre o mesmo desejo da criança. Espertas como são, conhecem as vulnerabilidades dos pais. Sabem que podem usar em benefício próprio. E o NÃO pode virar um SIM, rapidinho. É só uma questão de tempo, e tempo de sobra é tudo mais que eles dispõem na vida. Não se culpem quando precisarem agir. É trabalhoso educar, impor limites, mas vale a pena. É um ato de amor. Estamos preparando-os para a vida!

Ontem eu precisei usar o NÃO. Como é difícil! Não, porque você queira aliviar-se do choro do seu filho, mas sim, porque você está negando um prazer. Mas é exatamente aí que mora a oportunidade de educar: você terá a chance de ensinar que toda ação tem uma reação, que toda escolha tem um caminho a ser tomado, e que toda atitude, tem uma consequência.

Não permitam que seus filhos cresçam sem limites, porque lá na frente, eles enfrentarão caminhos de pedregulhos, e certamente vocês não estarão lá para trocar o severo NÃO, por um suave SIM!

2 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Clévia,

Adorei seu post, não aguento mais tanta criança chata e sem noção por aí. Ser pai não é para qualquer um mesmo, as pessoas deviam ter mais consciência disso, disposição para educar de fato.

Beijão,

Bela - A Divorciada

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Clévia,

Uma passada rápida para mandar um beijinho.

Beijos,

Bela