domingo, 19 de abril de 2009

O Menino do Ano Novo


Hoje tive a oportunidade conversar com meu irmão. Compartilhou comigo um problema de saúde que está enfrentando. Disse-me: “estou doente por ter escolhido trabalhar”.
Refleti instantaneamente: a doença foi advinda de tanta dedicação ao trabalho; sem nunca tirar férias, sem reservar uma hora para um almoço decente (tempo) e pausa para se divertir com a mulher e os filhos. Disse também que se afastou de todos os amigos, da família. Quando se dava conta, estava sempre sozinho, tomando uma cervejinha, pensando sempre nos negócios - coisa de gente grande!

Outro dia, minha mãe havia me pedido para ligar para ele, mas não tive coragem. Crescemos e acabamos por nos afastar - porque temos essa mania de 'crescer', de tecer outros conceitos, e quando percebemos há um abismo entre nós: pais e irmãos. Também porque é mais fácil dar uma força aos que você não tem um vínculo afetivo; quando se tem um envolvimento emocional o nó na garganta é inevitável.

Lembro-me que quando pequenos, brincávamos de tudo que se possa imaginar... Mas quando adultos, acabamos por nos perder no que diz Antoine de Saint-Exupéry, de “O pequeno Príncipe” http://www.mayrink.g12.br/pp/Cap00.htm. “As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. (...) Tive, pois, de escolher uma outra profissão e aprendi a pilotar aviões. Voei, por assim dizer, por todo o mundo. E a geografia, é claro, me serviu muito. Sabia distinguir, num relance, a China e o Arizona. É muito útil, quando se está perdido na noite”.

Quando detectamos os nossos erros, eles acabam por nos servir de bússola. Ninguém fica doente porque quer. Alguém (em sua sã consciência) se fere por querer? Preocupamos-nos em fazer e guardar o patrimônio para o futuro. Deixamos as preocupações de adultos tomar conta de nós. Nos esquecemos que existe uma simples e eficaz vacina contra muitos males do corpo e da alma: viver o lado leve da vida!

Saúde para todos!

5 comentários:

Unknown disse...

AMIGA ,EU AMU VIVER O LADO LEVE DA VIDA..... PERFEITO DEMAISSSSSSS, ASSIM COMO TUDO QUE VC ESCREVE...
BJOS E SUCESSO

Clévia disse...

Eu vivo esse lado com vc, amiga, nos fds de Fortal!!!
Bjs

Juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana disse...

Bem, para variar um pouco seu post me veio muito a calhar, literalmente. Embora meu problema de saúde não seja decorrente do trabalho, eu pego a pensar várias vezes que vivo para trabalhar. Não sei se é algo aqui de São Paulo, ou se eu sou muito apegada ao fato de que tenho obrigações e tenho que cuidar delas.

Depois, com o tempo, vem o receio de ter priorizado o lado errado da vida... como no filme "Click". Só que na vida real, não dá para voltar atrás. E de fato, o bem mais precioso, é a saúde. Por isso, agora, não fico a fazer planos longos, e ando me importando mais no presente.

Bjos, e boa semana, Jú
http://oqueeuvejoagora.blogspot.com

clévia disse...

É isso aí, Jú!!!
Viva o lado leve da vida!
Bjs pra vc tmb!