domingo, 26 de abril de 2009

Que Livro Você É?

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml

Fiz um teste do site acima, enviado para mim por e-mail. Minhas respostas apontaram que eu sou um relato intimista, mais precisamente, o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Já li, obviamente – É fantástico, sob todos os pontos de vista, inclusive, claro, o literário! – Pelas minhas respostas, eu fiquei nesse.
Como Machado de Assis, eu também gosto do jogo das palavras e da ironia refinada!

A descrição atribuída a minha personalidade, revela-me não tão fácil e otimista. Mas se você fizer esse teste, e se enquadrar na descrição desse livro, perceba que no resultado, não diz que eu ou você somos pessimistas; muito embora, o contrário de otimista seja pessimista, não nos declara pessoas pessimistas. Apenas "não é otimista". Talvez o autor dessa análise tenha uma outra visão do que seja “não ser otimista”.

Claro que os nossos defeitos apontados, são como espinhos de uma rosa perfurando um dedo: afiados e impiedosos. Sangram, assim como sangra a nossa vaidade, quando fazemos esses testes, e nos mapeiam advertindo-nos de modo informal, subjetivo e superficial, como somos, como agimos e pensamos.

É engraçado, como nos identificamos com o quê se revela como resposta aos resultados das perguntas. Porém, minha falta de otimismo, seja por eu ser pé no chão, seja por eu ser centrada, não me jogar, com receio de quebrar a cara, não gostar de pagar pra ver - em determinadas situações, de não querer apostar no escuro, e tal!

Muito embora saiba que, se eu desse um pouco mais de atenção aos sinais da minha intuição, eu poderia antecipar alguns contratempos na minha vida. Talvez, isso seja ser otimista, não sei! Vou passar a refletir sobre isso.

Um detalhe... No restante do resultado lá escrito, diz que sou inteligente, perspicaz - um talento raro e cinismo ácido. Ah, isso É verdade!

"Os livros nos levam por mundos inimagináveis". Rubem Alves

2 comentários:

Juliana disse...

Oi! Vou fazer esse teste, porque sua análise me fez pensar que... eu sou otimista e eu também sou pessimista: depende da situação. Sou do signo de Touro, então, sou pé no chão, mas, tem horas, que eu fico a voar, a "achar que dá" - tentando criar dentro de mim uma esperança aonde a intuição diz não haver esperança.

E como somos sempre muito relativos, eu acho que o meio termo, é o que funciona mais no meu caso, assim eu até não crio um rótulo próprio.

Boa semana querida!
Bjos, Jú
http://oqueeuvejoagora.blogspot.com

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Ana (será Clévia? Fiquei na dúvida...),

Tudo bom? Obrigada pelo comentário lá no 3xtrinta. E por ser nossa leitora!!!! Vc é nordestina? Eu tb, sou alagoana e já morei no Recife, que por sinal adoro. Não tenho Orkut, não consegui ver seu perfil.

Sobre o seu post, eu sou uma otimista, não restam dúvidas.

Beijão,

Bela - A Divorciada