domingo, 15 de março de 2009

I-nesquecível

http://drx.typepad.com
Minha mãe ainda diz que eu falava quando criança: "gol, no Pelé". Muito simplório, mas tem um valor saboroso pra ela, porque até hoje ela conta... Coisa de mãe! Mas inesquecível e hororrosas mesmo eram as Maria-chiquinhas no meu cabelo!

Não corrijo o vocabulário dos meus pequenos. Essa é a pedagogia porque não há reprise do tempo. Eles crescem. Pasmem!

O pequeno-menor, diz: “mamãe, não tem *poguema, não”. “Coloca a *dápura, mamãe”.

*Picoca, *macatão, *miçoca, *besseca, *biçoco...

Já insistiu que eu tinha que colar de volta os cabelos dele, que estavam sendo cortados.
O pequeno-maior, me pediu pra eu colar de volta a unha. "Tudo bem, eu disse!" Aí, tive que arrumar uma meneira de colar. Ele gostou!

Emendei um pedaço de pão... Respondo perguntas sobre o Papai-Noel e seus ajudantes, sobre o Pólo Norte, cometas... Até sobre o Pequeno Príncipe (Saint-Exupéry) e seu planeta, e sua flor...

Como diz Rubem Alves: “os livros nos levam por mundos inimagináveis”. Eu digo: os filhos nos conduzem por mundos e vocabulários... I-nesquecíveis! (Permita-me, criar essa última palavra).

*Problema, data.
*Pipoca, macarrão, muriçoca, bicicleta, biscoito.

:o)

Nenhum comentário: